Mágoa da cabocla

Já alguns dias que ando pensando no tanto de roupa que tenho e não uso, na quantidade de dinheiro que já devo ter jogado fora com isso.

Quando minha mãe voltou de Londres, levou com ela algumas calças minhas que estão largas, e várias outras roupas e sapatos que vou anunciar pelos blogs/brechós da vida, mercado livre e tudo mais. E tenho mais outro tanto aqui em casa…  Tem coisa novíssima que nunca foi tocada e ainda está na etiqueta, outras coisas que usei somente uma vez!

E muita coisa que certamente vai continuar intocada.

Para quê tanto?

A minha reflexão começou quando o dinheiro ficou mais curto, e o espaço para guardar as roupas também.

Eu sempre gostei muito de comprar, mas sempre odiei gastar demais, dá para entender? Eu tenho prazer em comprar algo que é bom e sei que vou usar mesmo quando é mais caro, e uma sensação orgásmica em comprar algo bombonitoebarato.

Mas de uns tempos para cá tenho comprado demais. Tem gente que desconta na comida, eu ando descontando nas compras.

E o dinheiro vai, vai e quando você vê está cheia de tralha que não vai usar, cheia de coisa que você vai usar mas poderia ter comprado por menos, e cheia de coisa que você vai usar sim mas que está disputando espaço com milhões de coisas que ainda não foram usadas.

E me vi assim.

E depois que uma amiga veio me visitar, e demos muita risada com a teoria do namorado dela que diz que a loucura compulsiva por compras começa quando você tem coisa nova no seu armário e nem sabe disso, parei para pensar. É uma brincadeira, mas é verdade. E não é que comigo está começando acontecer isso?

Ainda não cheguei ao ponto de gastar mais do que posso, mas estou comprando mais do que preciso, e isso é o suficiente para uma atitude djá! Sem falar que espaço é um problemão na minha vida desde que mudei para Londres.

E no meio dos meus devaneios, me deparo com um post da Ana do Hoje eu vou assim off, blog que visito assiduamente  e sou super fã(toda estilosa pagando pouco, como não seria?) sobre isso, e ela cita um post de outro blog ótimo na mesma linha de pensamento.

Aí pensei em lançar um desafio para mim mesma, e mostrar aqui para dentre entre outras coisas, ficar mais sério.

Não vou me importar se esta seção vai fazer sucesso ou não, mas será uma meta pessoal que me proponho a dividir com vocês.

A partir de hoje, não compro NADA enquanto não usar tudo que  ainda não foi usado no meu armário. Gente, isso dá uma pá de coisa. É muita bijoux ganhada da mamãe, muita roupa, muito sapato. E isso porque eu sou pobre. Aliás, é muito bom ter isso em mente, não sou rica, não sou celebridade, sou uma assalariada como qualquer outra qualquer. Porque rico e celebridade tem um armário de coisa que nunca usou como parte da vida, não eu, gente normal não se pode dar a este luxo. A única coisa que está fora do meu desafio é o vestido que terei que comprar para o casamento de uma amiga,pois  serei bridesmaid e terei que ir com a roupa de cor determinada e vestido parecido com o da outra bridesmaid. Desse não terei como escapar por respeito a minha amiga que me convidou e só pediu isso de mim.

E se você pensar, toda mulher tem algum item demais. Esmaltes, creminhos, tiaras, roupas etc…

Não precisa chegar nesse ponto que cheguei, com um armário de coisa sem usar, basta descobrir uma fraqueza e tentar se ver livre dela. A minha é sapato como vocês irão perceber. E mesmo depois que acabar essa brincadeira vou tentar me policiar, com atenção especial a este item tão querido.

Aqui segue  as fotos das minhas coisas nunca usadas(mas tem coisas de brechó, que já foram usadas mas não por mim).

Assustadoramente, só aqui tem mais 85 itens entre roupas, sapatos, acessórios, maquiagem e esmaltes.Fora os que ficaram de fora, e depois registrarei.

E cada vez que usar um deles, fotografo e coloco aqui para provar.

Vai ser difícil, tem coisa que foi comprada por impulso, tem coisa que não tem tanto a minha cara, e tem coisa que não combina com nada, e na teoria de uma maluca como eu deveria ter outra compra para combinar, mas tudo será usado. Não vou determinar tempo, pode ser que isso não dure nem um mês pode ser que dure 5, mas o importante é usar tudinho antes de gastar qualquer dinheiro com roupa, acessório e maquiagem.

Quanto aos creminhos, que também incluí por ter muitos abertos e outros tantos fechados, me comprometi a só comprar um outro shampoo quando usar este até o fim,  a comprar outro hidratante até usar a última gotinha de todos os novos(e velhos que já estão sendo usados), e por aí vai.

Ainda tem 2 jeans que ficaram de fora pois a foto ficou péssima, uma bolsa que comprei pela net e ainda não chegou, um cardigan que esqueci e vários broches que também esqueci. Depois prometo fotografar e colocar aqui, mas não quero deixar de começar o desafio hoje pois não fotografei estas coisas. E tem a comprinha do post anterior também.

Nem creio que vou dividir esta vergonha com vocês, mas lá vai.

Tiaras:

Colares:

Pulseiras:

Brincos:

Anéis e brinco:

Blusas(tem uma que usei na Amy Wighouse, mas não conta pq nunca sai com ela!):

Calça e chapéu:

Vestidos:

Casacos e cardigan:

Echarpes:

Bolsas:

Sapatos:

E mais sapatos:

Cintos:

Maquiagem:

Esmaltes:

Meias:

Creminhos:

Vergonhoso.

  1. tat
    março 4, 2010 às 18:31

    lili, vc disse q sua mãe voltou com umas peças então tenho um convite pra vc. eu e minhas amigas faremos um bazar sábado, só entre amigas, onde poderão rolar vendas ou trocas. 10 meninas participarão, mas outras dez foram convidadas apenas como consumidoras. se sua mãe tiver interesse em etiquetar umas peças de roupa sua, eu posso tentar vender e depois sua mãe pega a grana comigo. se ela quiser deixar umas tiaras dela tb, não tem problema. só não pode ser mtaaaaaa coisa pq já tem mta peça pra pouca gente… rs e no nosso bazar tem uma condição, as peças tem q ser preços camaradas, não passando de 40 reais. vê aí e me diga q passo meu tel pro seu email e ela entra em contato comigo, mas tem q ser rápido pq será sábado já! bjos. tat.

    • março 4, 2010 às 18:34

      Tat, vou falar com ela e se der tempo de fazer a transação toda vou aceitar sim!
      Obrigada, nem tinha pensando nisso…
      bjs!

  2. fátima carneiro
    março 4, 2010 às 18:53

    minha linda, estou passada…..alguem me amarrota por favor,rsrs, sabia q vc tinha alguma coisa sem ter usado asinda, mas nunca pensei q fosse tanta coisa assim, aff… Faz um Bazar só seu, pela quantidade q vc tem e a variedade, ou seja, quase todos os itens do universo feminino, dá pra fazer uma “Queima” e tanto,rs. No q depender de mim, não mando mais nem um fio de cabelo, nem um palito enquanto vc não usar o q ja recebeu, de outra forma estaria contribuindo pra essa sua compulsão. Então… suspensa está a remessa das head bands, pulseiras, cordões e etc, combinado????rs
    te amoooooooooo e se cuida

    • março 4, 2010 às 19:39

      Suspensa.
      Ai que dor no coração… hehehe
      bjs!

  3. Bel Sant Anna
    março 4, 2010 às 19:42

    Nossa, todo mundo tem um item assim. Eu tenho um armário bem enxuto mesmo. Quase tudo que tenho já usei ou uso sempre. Mas deve ter algo q eu quase nunca usei…ñ tenho certeza.
    Nossa, se vc ñ quiser mais aqueles acessórios, pode enviar pra mim!São lindos!

    • março 4, 2010 às 19:55

      Eu quero tudo que está aí, acho que isso que me apavora mais! hehehe
      Muitos dos acessórios lindos são feitos pela minha mãe, que vende pelo flickr favoritado no blog.
      bjs mil

  4. Gabi
    março 4, 2010 às 20:12

    nossa, lili….
    realmente era tempo de vc se comprometer a usar isso tudo aí.
    eu sempre tive muita roupa, mas nunca fui de comprar muito não.
    fato é que minha mãe é 1000x pior q vc e sempre me dá umas duas malas de roupa a cada 3 meses.
    aí fico com o armário cheio de roupa que não comprei, que não tem a minha cara e que nunca vou usar! quer coisa pior??
    no carnaval fiz A limpa, dei tudo que não uso e me senti melhor!!!
    boa sorte prá vc aí!
    sempre bacana esses momentos de reflexão!
    bjbj

    • março 4, 2010 às 20:18

      Que alívio saber que tem alguém pior que eu, hehehe.
      E sim, esses momentos de reflexão são ótimos e produtivos.
      Espero me sentir mais leve depois desta também!
      bjs

  5. Gabi Valladares
    março 4, 2010 às 21:33

    Estou na torcida para que vc encontre um meio termo entre prazer e consumo consciente.
    Eu precisava era um pouco dessa “gana”, pensei e conclui que em outra encarnação ou eu era muitoooo pobre ou morri afogada em compras q não me levavam a nada.
    Bjs

    • março 4, 2010 às 21:37

      É, estou numa fase de consumismo “incosciente” mesmo ,hehehe. Falando assim parece até que sou uma doente, mas depois de juntar toda essas coisas me senti um pouco assim. Vc sabe que sempre gostei de comprar, mas nunca fui compulsiva. Enfim, vou tentar mudar isso djá antes que isso me mude! E vc está certíssima! Não é preciso um armário abarrotado para ser estilosa!
      bjs

  6. março 4, 2010 às 22:21

    Manda pra mim que uso tudooooooo! hehehehe
    Gente vc tem muita coisa, que louco. Eu tenho muita coisa também, mas sempre uso tudo. Meu fraco são os cosméticos. Mas shampoo, condicionador, perfume já estou conseguindo usar até o fim. espero que consiga fazer o mesmo com as makes.

    • março 4, 2010 às 22:35

      Eu to quase cortando os pulsos aqui,kkk.
      Achei que todo mundo fosse me aliviar, mas graças a Deus todos estão concordando que “endoidici” mesmo!hehehe Mas juro que nem eu tinha noção, acho que qualquer pode achar algumas coisas que precisa usar fazendo uma busca no armário. Nem que seja um esmaltizinho, um tic tac de cabelo.
      E já comecei a usar algumas coisas hoje, amanhã posto aqui!
      bjs!

  7. fátima carneiro
    março 4, 2010 às 22:49

    lilica, vc esté provocando uma revolução por aqui,rrs, gostei, sabe q mexeu comigo tb??? Embora não esteja comprando muito nos ultimos tempos, tenho acumuladas muitas peças q não uso ha + de 4 anos, esperando emagrecer, voltar a moda e bla bla bla, mil desculpas a gente arranja pra juntar coisas, aff….
    Desde q cheguei dai ainda não reservei um tempo pra fazer aquela “limpa” de inicio de ano, se vc quer saber as roupas q comprei ai, mas q não dá pra serem usadas por causa do calor ainda estão na mala rosa, acredita??? Acho q essa sua
    “mágoa de cabocla” vai me ajudar a arrumar tudo dja, aproveito a nova fase de trabalho e dou uma arrumada pra começar legal, atitudes novas,né mesmo?!?!? Acho q vou é fazer um bazar das bijus do meu acervo pessoal, q é muito grande e fica lá, esperando uma oportundiade pra serem usadas,e tenho dito!!! Se chover este finde e não der pra ir pra praça o meu programa vai ser “faxina de armarios dja”.
    É isso.
    mil bjs

    • março 4, 2010 às 23:12

      Isso mesmo!
      E faz um sample sale mesmo! Faz bem para a consciência…
      bjs

  8. março 5, 2010 às 02:00

    tem tanta coisinha linda… adorei os acessórios
    beijos

    http://decaronanamoda.blogspot.com

  9. março 5, 2010 às 02:13

    Minha compulsão envolve maquiagem. Eu nem saio tanto, nem uso tanta maquiagem no dia-a-dia. Mas A-D-O-R-O comprar make!!! E sei o que vc está passando, pq em Londres parece que as vitrines te chamam!! E você esquece que tá pagando em Libras!!! Bjo e boa sorte!
    http://broguedadoida.blogspot.com/2010/03/o-make-nosso-de-cada-dia.html

    • março 5, 2010 às 09:59

      As vitrines já conversam comigo e tudo,kkk!
      E pq mulher tem dessas coisas, hein?
      bjs

  10. Kim Says
    abril 14, 2010 às 16:01

    O que me deixa chocado é vc ainda não ter usado aquela jaqueta IN-CRÍ-VEL militar/paquita, é da topshop?

    • abril 14, 2010 às 16:23

      Ela é linda mesmo! Ainda não usei, e vou dizer por quê. Quando comprei estava super frio, e essa jaqueta não aguenta o gelo de antes. Acho estranho usar uma jaqueta por baixo de outra. Prefiro usar um cardiganzinho. Ai começou a esquentar e eu me empolguei um tanto com as coisas que só conseguiso usar no calor, acabei deixando o Sgt Pepper de lado. Mas já tenho na minha cabeça o look todinho para usá-la! E não, não é da topshop. Não pagaria o preço deles nessa jaqueta que tem vida longa mas usarei pouco. Foi algo tipo 8 libras numa outlet perto da minha casa.
      bjs

  11. Catarina
    abril 18, 2010 às 20:03

    A-M-E-I! Achava que eu era a única bestona que comprava roupa que depois de sair da loja não tinha mais a minha cara. Ou vc não disse nada disso? Vc ganhou ou comprou as roupas que não têm a sua cara? Ixi, medo da sua resposta!

    Beijos.

    • abril 18, 2010 às 23:15

      Não, a maioria das coisas que estão nessa lista tem a minha cara! Fique tranquila que a blusa preta estava na lista das que não usei por falta de oportunidade, ou frio que não pára, como preferir. Acho que isso me assustou ainda mais. Tem coisa que comprei por impulso sim, mas quase 100% tem tudo a ver comigo.Por isso o desespero de querer continuar comprando como louca mesmo cheia de coisa bacana para usar.
      bjs!!!!

  12. Agatha
    maio 22, 2010 às 23:27

    Olá

    Quanto você está pedindo na sapatilha
    branca com correntes no tornozelo?

    Aguardo resposta!

    Grata

  13. novembro 3, 2010 às 19:31

    Acho que todas nos ja passamos por isso né… faça como a maioria, monte um bazar on-line pelo orkut ou sei lá e por favor me avise! =] hehe pois as coisas sao lindas

    • novembro 4, 2010 às 14:32

      Menina, to pensando seriamente!hehehe
      bjs

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

