Início > Programas londrinos > Guia de museus londrinos

Guia de museus londrinos

Resolvi fazer um guiazinho de museus aqui para vocês.

Muito mais interessante que ler a história é vê-la. Acompanhar uma linha do tempo pelas telas, esculturas, fosséis e por que não roupas? Sei que a idéia geral de museu é chato, velho, cansativo. Sim, muitos deles podem realmente cansar, mas tem museu de todo tipo! E é para isso que pensei em fazer este guia, assim fica todo mundo sabendo que há muito mais além de poeira em museu.

Primeiro ponto positivo dos museus londrinos é o preço: de graça! Tia Beth não é o máximo? Eu pago imposto e os turistas não pagam entrada,hehehe. Falando sério, é uma coisa super legal, que incetiva a cultura mesmo pois quem mora na cidade e tem todo tempo do mundo pode ir 500 vezes ver a mesma obra de arte, ou conhecer com calma cada cantinho, cada exposição, ver cada tela no seu tempo.  Quando trabalhava menos, ia repetida vezes aos mesmos.

Vou listar aqui os mais conhecidos.

National Gallery-

A Galeria nacional está bem no coração da cidade, em Trafalgar Square. De lá dá para andar até o Palácio de Buckingham, até Leicester Square, Covent Garden, Piccadilly, Parlamento(Oi, Big Ben!), London Eye, etc. Quem vem a Londres vai passar por lá, obrigatório. E já que você vai ter que passar em frente mesmo, por que não entrar? Não custa nada, literalmente! Não vou enganar vocês, dos museus que vou citar, este é o mais cansativo. Na verdade nem é museu,  é uma galeria e logicamente só tem pinturas, por isso cansa. Para gosta, é um prato cheio! Ótimo para  aprender a reconhecer épocas e artistas, pois acho que os quadros mostram muito bem a diferença de um para outro, talvez melhor que outras artes.  Para evitar a fadiga, o melhor é selecionar o que interessa mais e marcar no mapinha da galeria, que é dado em alguns idiomas na entrada. Destaque para Os girassóis de Van Gogh, que para quem não sabe é um série de pinturas , são 15 quadros em lugares diferentes do mundo e a que está na Galeria Nacional é uma das mais conhecidas. Também acho imperdível “The Ambassadors”  de Hans Holbein the Younger que tem um desenho escondido e deve ser visto de lado, e “The Adoration of the Kings” de Jan Gossaert que é maravilhoso. Clique aqui para ver as 30 pinturas expostas mais importantes de acordo com o site da Galeria.

National Portrait Gallery

É uma galeria de retratos,  espécie de extensão do anterior. Muitos retratos lindos, muita coisa da família real, mas muita coisa tediante também. Os amantes de fotografia não podem perder a coleção de fotos deles. As exposições temporárias(e pagas) desta galeria costumam ser infinitamente mais interessantes do que qualquer outra coisa nela.

British Museum

É o Louvre londrino. Super antigo por fora e moderníssimo por dentro é uma parada obrigatória. É enorme e por isso o melhor a fazer é escolher as prioridades antes de entrar, programar a visita  mesmo. Destaque para a parte egípicia, que causa furor nos egípicios por ter muitas raridades do país, e para a ala romana e grega. Acho que se for para ir num museu só na cidade, tem que ser o British pela variedade de história dos países, épocas e obras. Não é o meu preferido, mas é ícone dos museus londrinos. Clique aqui para ver os destaques.

Tate Modern

Não é toda arte moderna e contemporânea que me encanta, mas o Tate é o Tate. Tem muita coisa bacana, assim como coisas inexplicáveis como uma carro de papelão. Essa coisa de a arte vale só pelo que representa não me convence muito. Mas tem Salvador Dalí, tem Picasso, tem coisas que a minha cabecinha dura entende também. E além disso, esse museu tem exibições e eventos muito bacanas, sempre bom ficar de olho. A vista que se tem dele é linda, assim como é uma delícia atravessar a Millenium Bridge num dia de sol, tirar foto da Catedral de St Paul do outro lado do rio, fazer um passeio à beira do Tâmisa, onde fica o Tate. Resumindo,pessoas modernas e antenadas, não deixem de passar por lá!

Natural History Museum

Amo, amo e amo esse museu! Dizem que o de NY é melhor, mas esse é ótimo e de grilce. É um museu bem infantil e interativo. Melhor evitar feriados e os finais de semana das férias escolares(julho e agosto)  pois é muita criançada junta. Mas quem não se encanta com os dinossauros logo na recepção? Impossível. A arquitetura dele me agrada bastante também. E pode tirar foto a vontade, coisa que muito difícil nos museus com obra de arte(mais que certo). Todo final de dezembro/início de janeiro tem pista de patinação no gelo no pátio do museu. Mesmo para quem não patina(prazer, Liliana) é um visual super fotogêncio.Recomendo!

V&A

Meu preferido! Apesar de ter o brilho um pouco apagado pelo museu vizinho, que é o anterior, é sem dúvida o museu mais diferente de todos. E o mais fashion também. Lá se vê de pedras preciosas( Minas Gerais, tá tudo aqui!), à coleção de instrumentos musicais e roupas. Um parque de diversão para esta amante da moda que vos escreve e o marido músico. Na coleção de moda, que não é grande, há algumas peças incríveis como um inesquecível vestido da Princessa Diana(veja foto abaixo).No site deles é possível comprar coisas lindas(e caras) como acessórios, jóias e até roupas. É outro museum para ficar de olho, sempre com eventos bárbaros, até mini shows dentro de algumas salas(marido já tocou lá). Acho que alguns eventos de moda também acontecem lá. E como se não bastasse tudo isso, fica ao lado do Museu de História Natural como já disse , e super perto da Harrods mulherada. Dá para matar 3 coelhos de uma só vez.

Espero que tenham gostado!

  1. outubro 28, 2010 às 23:08

    Pra mim que nao conhece nada de museus, muito menos de Londres.Adorei, texto pratico, claro e divertido.
    Apesar da pouca convivencia com tal assunto adoro, suo fascinada tanto por museus quanto por Londres,espero um dia ir visitar todos que sugeriu,e outros mais.
    Um abraço e parabens.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: