Organização

Convidei uma amiga para compartilhar seus conhecimentos aqui com a gente.

Ela é uma personal organizer(ou organiser para os britânicos).

Sim isso existe. E quando a minha vida for cheia de glamour e riqueza também terei uma pois não sou naturalmente uma pessoa organizada. É uma batalha diária para manter as coisas no lugar. Um dia quem sabe, serei 1/10 do que a Lucy, a amiga em questão, é.

Ela tem uma empresa de organização, a Personalità, e ministra palestras, trabalha tanto para empresas quanto pessoas físicas.

É  formada pela OZ de SP, empresa referência no assunto no Brasil, filiada à NAPO que é a associação dos organizadores Profissionais dos EUA.

Como ela mesma se define:

“Lucy Mizael é turismóloga de formação e apaixonada por organização.

Como tantos neste imenso mundo, foi em busca do “fazer o que gosta”.

Hoje trabalha como personal organizer em Vitória/ES.

Com mais três amigas, fundaram a Personalità e oferecem soluções praticas para os que desejam colocar cada coisa em seu lugar e ter mais tempo livre pra se dedicar ao ócio criativo. ”

Aqui no Moda ela fala um pouquinho do básico de organização em casa.

Hoje o texto é sobre maquiagem e sapato. Em breve teremos um sobre roupas, que de acordo com ela é uma organização mais complexa e exige um post inteiro.

Como organizar maquiagem

Abaixo listarei algumas dicas de como organizar e conservar sua maquiagem para facilitar na produção de um novo look.

– Nunca deixe sua maquiagem no banheiro. A mudança de temperatura e umidade constante pode danificar sua maquiagem.

– Fique sempre atenta ao prazo de validade. Caso o prazo venha descrito apenas na embalagem e não diretamente no produto, lembre-se de escrevê-la em algum local para não correr o risco de aplicar na pele produtos vencidos que poderão ocasionar alergias, manchas e outros problemas de pele

– Os pincéis de maquiagem devem ser lavados pelo menos 1 vez por mês, pode-se utilizar shampoo e água quente. O mesmo vale para as esponjinhas, sendo que estas deverão ser lavadas 1 vez por semana e substituídas a cada 4 lavagens.

– Prefira guardar toda a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é uma nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita na hora de transportar numa viagem.

– Caso você nunca carregue seus produtos, uma idéia é colocá-los num organizador de maquiagem ou em caixas/cestinhas, dessa forma todos os produtos ficarão de fácil acesso e não espalhados um em cada canto da casa.

– Separe os produtos por categorias. Exemplo:

  • Pincéis, Olhos (sombras)
  • Olhos (rímel, removedor e lápis)
  • Face (corretivo, pó, base, blush)
  • Lábios (batom, gloss)

Organizar os produtos por categorias fica mais fácil de ver também quando está na hora de comprar um novo produto ou se você ainda tem 3 batons novinhos.

Cuidados com sapatos

Mulheres são apaixonadas por roupas, bolsas, acessórios, maquiagem, e SAPATOS. Não adianta ter um par de cada modelo, tem que ter diversidade de cores, modelos, texturas, tipos. Junto com a louca paixão, a maioria arranca os cabelos quando o assunto é conservar e guardar os sapatos. O que fazer com eles então?

1) Primeiro passo: Doar e consertar

A primeira coisa a fazer é doar os que você não usa ou estão muito velhos e gastos. Se você não usa há mais de 1 ano e meio, tem que sair do armário. Se valer a pena, separe os que devem ir para o sapateiro. Ok, eu até entendo que existem alguns casos onde o sapato faz parte de sua história, aquelas sapatilhas de quando você era forrozeira convicta, ou aquele tênis que te acompanhou naquela viagem pela Europa de mochila com o gatinho mais incrível da faculdade, mas… não venha me dizer que dos 50 pares que você tem todos tem histórias marcantes. Você tem que pensar nas possibilidades: comprei 3 doei 1, aquele da estação retrasada, super escandaloso e que massacra seus pés. Não precisa se desfazer dos mimos, dos amados, mas guardar sapatos que não usa, só se tiver espaço para dar a eles status de coleção, com uma sapateira incrível de dar inveja a Claudia Raia ou a qualquer celebridade aficcionada por sapatos.

2º Passo) Organização

Reuna todos os sapatos e separe por freqüência de uso e tipo. Os de uso diário devem ficar guardados em local de fácil acesso e visíveis. Os de festa, tecido e os de estação (botas, galochas, chinelos de praia etc…) podem ficar separados caso não tenha espaço para guardá-los juntos. Existem no mercado vários organizadores de sapatos, veja qual se adapta melhor ao seu bolso e mãos a obra! Dica: Ao invés de colocar sapatos de um mesmo par um do lado do outro, coloque um pé de sapato atrás do outro. Isso é bom para quem tem sapateiras pequenas. Assim, dá para ver quais sapatos você tem e usá-los, fica parecendo um carnaval, mas funciona. Sapatos do dia a dia podem ser guardados embaixo da cama e liberar espaço na sapateira. Os de *festa podem ser guardados em caixas transparentes ou com visor no alto do armário, ou em organizadores verticais dentro dos armários. Desta forma o espaço para os sapatos de uso diário na sapateira fica liberado.

**Somente os de festa ou de pouco uso pois este organizador fica pendurado no varão do armário. Sapatos do dia a dia passam cheiro para as roupas.

Quem tem pouco espaço(oi!) pode optar pelo empilhamento de sapatos. Os sacos de TNT são ideais  para proteger, levá-los em viagem ou empilhá-los sem estragar. São ótimos para quem tem pouquíssimo espaço e está disposto a dedicar tempo na organização, pois tem que retirar do saco e depois guardá-lo novamente.Outra opção é etiquetar uma caixa de sapato com a descrição dele ou foto/desenho.

Botas devem ser guardadas deitadas e não em pé, pois assim elas dobram e marcam.

Uma opção para quem quer guardar em pé é colocar uma garrafinha pet com pedrinhas ou algo que de peso(500ml ou 600ml, depende do tamanho da bota) dentro da bota.

3º passo: Cuidados freqüentes

Dicas para conservação dos sapatos

Mantenha limpos e hidratados! Quando chegar em casa, após o uso, deixe-os fora do armário para respirar. Polvilhe bicarbonato ou pó antiséptico. Limpe-os antes de guardá-los no armário ou na sapateira. Botas e sapatos de couro devem ser tratados, hidratados com produtos específicos (hidratante para couro ou vaselina em pasta ou liquida)

Não lave sapatos de couro em água corrente!

Uma dica para retirar piche e graxa dos sapatos brancos é passar removedor de esmalte. Essa técnica deixará seus sapatos bem brancos e com aspecto de sapato novo. Mas lembre-se que não pode passar removedor em sapatos de plástico, como Melissa.

Proteja os sapatos com antigas meias. Um bom par de meias velhas, daquelas que não cabem mais, podem ser usadas para proteger os sapatos. Isso evita que eles sejam riscados. Tenha cuidado ao guardar seus sapatos de verniz, pois se ficarem encostados um no outro podem danificar o material.

Sapatos em geral- nunca guarde em saco plástico! Todos os sapatos podem ser recheados até o bico com papel jornal amassado, esse recurso substitui as fôrmas de madeira.

Sapatos de tecido- Limpe-os com pano embebido em álcool. Guarde-os envolvidos em papel de seda azul-claro e junte pimenta-do-reino em grãos ou cravo da índia para afastar traças e evitar mofo.

Sapatos de tons claros- Utilize uma borracha branca (escolar), em um único sentido, como se fosse “apagar” as sujeiras e marcas.

Sapatos com detalhes de metal- Forre os metais que enfeitam o sapato com gaze para curativos ou algodão, assim o brilho dos detalhes durará por mais tempo.

Sapatos de verniz- Limpe-os com um pano embebido em glicerina ou azeite. Nunca deixe um calçado de verniz sob outro, pois isso pode estragar o lustre. Vista-os com meias velhas.

Escarpins ou mocassins -Preencha-os com papel de seda amassado e depois pressione um tubo de caneta esferográfica, sem a tinta, do bico ao contraforte traseiro.

Enfim,  é preciso ter em mente que ORGANIZAR é tornar prático e funcional.

Não adianta arrumar, entulhar, sair colocando tudo dobradinho em sacos plásticos e caixinhas e depois não saber onde está cada coisa, portanto:

Cada coisa tem seu lugar e após o uso deve voltar para seu lugar designado.

1 – Descarte– faça uma faxina do desapego e doe o que não lhe serve, o que está velho e o que não usa a mais de 1 ano e meio

2 – Separe – por tipo principalmente; e agrupe por freqüência ou cor

ex:Calças- jeans, tecido, uso freqüente, noite, dia a dia

3 – Deixe visível e/ou identifique

 

Obrigada, Lucy!

Adorei o texto, e realmente acredito no seu trabalho! Sou um exemplo típico de desorganização e acho que qualquer dica para facilitar e deixar minhas coisas mais práticas e organizadas são bem vindas. Tem gente que é naturalmente mais organizada, que sabe realmente deixar qualquer mafuá  com cara de arrumado, e sei que você é assim. Parabéns pelo trabalho!

Aguardo ansiosamente pelo texto sobre roupas.

Os contatos da Personalità :

Lucy Mizael

(27) 81673414

contato@personalitaorganize.com

www.personalitaorganize.com

Anúncios
  1. fátima carneiro
    abril 27, 2010 às 21:07

    Lucy é minha “ídala”, em outras vidas (se elas existirem mesmo) quero ter pelo menos 1/10 do senso de organização e da disciplina dessa mulher linda e guerreira q é a Lucy, parabéns pelo trabalho q vem desenvolvendo aqui em terras tupiniquins,desejo pra vc e a Personalitá, muito sucesso e q sua fama atravesse o Atlantico,rs. Adorei esse texto, já tirei lição dele, minha maquiagem fica todinha no banheiro, ai….chorei…. agora vou ter q arranjar novo lugar pra ela, não só ela , mas os remedios tb (acho q esse principio tb serve pra eles). Descobri pela materia tb q preciso me “desapegar”, aff…..

    Lili seu blog está uma delicia, continue nessa linha, estou adorando e sei q muita gente tb.
    te amo
    bjsss

    • abril 27, 2010 às 22:30

      Ai mamis, vc é puxa saco e não conta,kkk. Obrigada mesmo. Eu estou mais feliz com o blog, acho que isso se reflete mesmo.
      bjs!

  2. abril 27, 2010 às 22:52

    Oi Lili,
    Que bom que você gostou das dicas.
    Obrigada pela oportunidade.
    Fátima amiga linda, você é 10! Rumo ao outro lado do atlantico sempre, como vc, que espalhou sua arte nas zoroopa.
    bjm

    • abril 27, 2010 às 22:56

      Imagina, quem agradece sou eu! Obrigada mesmo pelas suas dicas valiosas!
      bjs mil!

  3. fátima carneiro
    abril 28, 2010 às 12:00

    Sou eu, Lili, Cat. Se eu concordar com Dinda também vai ser puxassaquismo? Mais que saco, como faço para elogiar? Tá lindo!

    • abril 28, 2010 às 17:15

      Obrigada, meu amor!
      Eu sei que vcs realmente pensam isso!
      bjs mil

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: