Início > Aleatório, mágoa da cabocla, Papo cabeça > Um pouco sobre as semanas de moda

Um pouco sobre as semanas de moda

As semanas de moda são o máximo. Muito glamour, riqueza, gente famosa, certo?

Sim, mas elas vão muito além.

Acho que a gente até se esquece do objetivo principal  que é divulgar e vender.

Lógico que quanto mais frisson tiver em torno delas, mais o objetivo final é atingido.

Mas essa idéia que se se compra do luxo e riqueza só se aplica a uma minoria bem pequena mesmo.

Para começar, vamos falar da massa, na qual euzinha me incluo.

Quem não está trabalhando para uma revista super requisitada, um blog muito famoso, um site de sucesso, uma empresa grande, a história é mais ou menos assim.

As semanas de moda, assim como algumas exposições de arte, desfiles em geral, festas badaladas, são um ótimo lugar para fazer contatos.

E contatos, na minha humilde opinião, são parte do pacote necessário para ter sucesso profissional. Em qualquer profissão é vital ter bons contatos,na moda em especial.

Para pessoas que estão começando, além do simples prazer de estar presente num desfile bacana e ver tudo de perto, o tal do “network” é o mais importante.

Mas qual marca precisa de uma pé rapada “caloura” no seu desfile?

Nenhuma.

E aí começa a dor de cabeça de quem como eu, tem que conseguir convites que não caem do céu.

Funciona bem assim:muitos desfiles tem as pessoas sentadinhas bonitinhas e uma parte para a massa, que fica de pé.

Esses convites dos que estão de pé são para pessoas como eu, que não servem de nada para a marca nenhuma e conseguem com Fulaninho ou cicraninho. Mas eles não chegam na minha casa uma semana antes para eu postar no twitter ou no blog.. Geralmente alguém consegue poucas horas antes do desfile. Aí sai a pessoa desembestada de onde está para pegar o convite onde ele esteja para ir ao desfile. Isso significa que se alguém te deixou de stand by a espera de um convite você deve estar pronta para partir a hora que for confirmado.  Lógico que isso envolve um processo de movimentar os poucos contatos que se tem e pedir esse pequeno favor.

Eu odeio pedir favor. Odeio, odeio e odeio. Para mim a pior parte é esta, mesmo que isso signifique mandar somente um emailzinho como quem não quer nada. Odeio e ponto.

Além da “massa” , tem a galera que trabalha , e muito.

Esses, depois de 4 edições trabalhadas, já conhecem gente o suficiente, já tem os contatos que precisam e geralmente estão trabalhando porque precisam do trabalho, e não dos contatos.

Gente, por mais que seja super legal e necessário ver tudo de perto, pensa num ser humano andando o dia inteiro de lá para cá, usando todas as mídias possíveis para divulgar, anotando tudo, mantendo o trabalho em dia e tudo em cima do salto e da montação que exige uma semana de moda. Cansei de imaginar! Os desfiles das grandes cidades não costumam ser todos em um local só, e o deslocamento constante de um lugar para outro me dá olheiras de pensar.

Deve ser super bacana rever vários colegas de trabalho que só se encontram nessas ocasiões, ver tudo em primeira mão, mas no final do dia é um trabalho que vai de manhã até a noite e cansa.

Fico imaginando que dura missão ser um mito da moda nesses dias, dar mil entrevistas respondendo as mesmas perguntas, ter todo mundo tirando foto sua, não conseguir manter uma conversa de 5 minutos sem sem interrrompida, tipo uma Constanza Pascolatto da vida.

E todo mundo acha o maior glamour da vida, mas pensa bem gente,no final das contas para 90% dos que estão ali ,  é trabalho ,ralação e correria.

Isso tudo me passou pela cabeça quando consegui o convite de um desfile super discreto que acontece num local pequeno em Covent Garden. Ótimo para alguém como yo , que precisa conhecer gente.

Como vários designers que aparecem no Fashion week londrino,pouco se ouve falar desta. É o jeitinho inglês de ser, eles gostam de saber de marcas que ninguém sabe, acho que é até uma maneira de diferenciar os entendidos no assunto dos ignorantes.

Enfim, consegui o ingresso um dia antes, e o sujeito da agência me mandou para a rua tal pois meu nome estava na lista.

Mas ele não disse o número. E eu fiquei procurando que nem uma maluca, até descobrir que a rua , que eu julguei ser super pequena, na verdade continuava depois de uma construção. Resultado: achei o local depois que o desfile já tinha começado.

Acordei super cedo num domingo de manhã para nada. Lógico que me senti uma mosquinha de ter movido tudo aquilo para ir

num desfile de uma designer desconhecida, ficar procurando um lugar que não sabia onde, num frio do caramba, domingo de manhã, para não dar em nada no final.

Para não perder a viagem, resolvi passar em Somerset House, a “sede ” do London Fashion week  para pelo menos fotografar gente bacana, sentir o clima.

Quando vi aquele montão de fotógrafo naquele frio ali de pé  caiu a minha ficha que não sou a única que deve ter se chateado com esse raio de fashion week. E muitos dias de trabalho acontecem para aquilo funcionar.

No final das contas,  continuo achando as semanas de moda lindas e maravilhosas. Continuo querendo ver os desfiles.

Mas acho mesmo que por hora,  devo conseguiu meus contatos em outros locais, pois não tenho mais paciência para “pedição” e correria.

E fica aquela velha lição de quem nem tudo que reluz é ouro.

  1. fevereiro 22, 2011 às 16:00

    Olá!

    Vi que vc está na lista de blogs favoritos do blog De Chanel na Laje, e acho que vc deve saber que ele está fechando. Então, queria que vc ajudasse a divulgar uma campanha para convencer a escritora de lá a não abandonar seus leitores.

    Se quiser colaborar, é só passar no meu blog para pegar a imagem da campanha e divulgar no seu blog, além de pedir para ela através de comentário ou e-mail para ficar.

    Desde já grata!

    beijos!

  2. fevereiro 23, 2011 às 14:34

    Daí q estamos na mesma.
    Eu não sei como é aí, mas aqui em sp se vc não puxa-saco quase q literalmente e mesmo sendo *o* cara mais competente do mundo, corre o risco de não ser nada no “mundinho fashion”.

    • fevereiro 24, 2011 às 12:12

      É igual em todo lugar! Aqui tb tem muito disso!
      bjs

  1. fevereiro 22, 2011 às 22:41

Deixe uma resposta

